Em tempos de dificuldade financeira ou mesmo diante de gastos inesperados, fazer um empréstimo pode ser uma decisão bem mais assertiva do que se endividar no cartão de crédito ou no cheque especial, onde os juros estão nas alturas. Fundada há 160 anos por Dom Pedro II, a Caixa Econômica Federal é um dos bancos mais respeitados do País, e oferece crédito inclusive aqueles que têm restrições de crédito.
Como a Caixa disponibiliza linhas de crédito sem consulta a órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, quem está com o “nome sujo” tem uma mãozinha para contornar a situação e dar uma aliviada nas contas atrasadas.
Empréstimo Caixa para negativado: quais são as possibilidades?
Entre as possibilidades da Caixa para quem está negativado estão o penhor e o empréstimo consignado. Saiba os detalhes abaixo.
O que é o penhor da Caixa?
Penhor é uma modalidade em que você deixa um bem seu, de valor, em posse do banco como garantia de que pagará o dinheiro que pegou emprestado. Isto vale, por exemplo, para joias, relógios caros, pratarias e diamantes.
Na agência do banco, haverá uma avaliação por um funcionário do setor de penhor. Assim que pagar o empréstimo, o bem será devolvido.
O que é o empréstimo consignado Caixa?
A modalidade é oferecida para os funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS, mesmo que negativados. A taxa de juros gira em média de 1% ao mês e as parcelas são descontadas diretamente do benefício.
Como pedir o empréstimo Caixa para negativado? Passo a passo
Tanto no penhor como no consignado, é necessário comparecer a uma agência, porém, nem todas têm penhor. É importante localizar a agência na sua cidade e levar consigo o bem para ser avaliado.
No caso do empréstimo consignado, se você é servidor público deve confirmar se seu empregador possui convênio com a Caixa. Se houver, vá a uma agência e formalize o pedido.
Clique abaixo para dar início ao processo no site da Caixa.